Junte-se a nós!
15 de ago. de 2012
Criei uma página no Facebook onde colocarei notícias e fatos importantes para preservarmos uma boa saúde.
Junte-se a nós!
Junte-se a nós!
16 de jul. de 2012
1 ano após AVCs
Ando meio sumida daqui. Já faz um tempinho que não tenho novidades maiores a contar.
Como passa rápido.
Essa semana completo 1 ano dos meus AVCs. Muita coisa aconteceu ao longo desse ano, nem sei o que falar. Se eu não tivesse passado por tudo que passei, acho que não acreditaria!
Cheguei onde queria chegar. Zerada! O meu objetivo dos 100% eu posso dizer que cumpri. Não seria justo depois de tudo que passei falar que estou 97%, somente porque minha mão não está 100%. Agora, os poucos dedos que faltam para eu fechar a minha mão completamente se recuperarão até o final do ano.
Acho que depois desse ano de luta árdua, muito suor na camisa e muita dedicação posso dizer que estou bem. Trabalho de um time que eu tiro o chapéu: fonoaudiólogas, fisioterapeutas, TO (terapeuta ocupacional) e, o mais importante, a minha determinação.
Em nenhum momento eu me deixei vencer, por mais difícil que fossem coisas muito simples. Insisti até conseguir fazer as coisas do jeito que anteriormente eu fazia. Sempre desafiando limites, mas nunca sendo irresponsável sem reconhecer obstáculos que iria ultrapassar. Poderia não ser no dia que eu queria, mas iria conseguir! SEMPRE! E assim eu fui ao longo desse ano.
Muitas horas de exercícios de fono e de fisio presenciais e não-presenciais. Contabilizando, mais de 500 horas.
Isso sei que foi fundamental para a velocidade da minha recuperação. Me sinto, ao final desse período, uma grande vitoriosa. Consegui! Venci!
Acho que é importante frisar aqui que quem passou por um AVC não deve carregar esse status sempre. Sim, devemos lembrar de todos os ensinamentos que vivemos esse período, mas deixar de lado a "vitimização".
Já percebi que para o resto da minha recuperação, tenho que adotar uma postura de que tudo se encontra como antes. Não viverei em função do que me aconteceu num determinado dia de minha vida. Como dizem, "se a vida me deu limões, farei limonada". E assim sigo.
Acho que já deveríamos ter essa frase como um mantra desde o nascimento!
Vou postar no blog quando tiver informações relevantes para passar a vocês. Não me esquecerei de contar como foi o meu retorno ao DETRAN, que deve acontecer dentro de um mês. Quais as dificuldades ou não para conseguir minha carteira novamente, e assim voltar a dirigir.
Acho que esperei de certa forma ansiosa para essa data, mas estou no meio de tantas outras coisas que acabei por não me preparar para um post melhor!
Apesar da ausência, fica aqui registrado que esse dia não passou em branco!
Essa semana completo 1 ano dos meus AVCs. Muita coisa aconteceu ao longo desse ano, nem sei o que falar. Se eu não tivesse passado por tudo que passei, acho que não acreditaria!
Cheguei onde queria chegar. Zerada! O meu objetivo dos 100% eu posso dizer que cumpri. Não seria justo depois de tudo que passei falar que estou 97%, somente porque minha mão não está 100%. Agora, os poucos dedos que faltam para eu fechar a minha mão completamente se recuperarão até o final do ano.
Acho que depois desse ano de luta árdua, muito suor na camisa e muita dedicação posso dizer que estou bem. Trabalho de um time que eu tiro o chapéu: fonoaudiólogas, fisioterapeutas, TO (terapeuta ocupacional) e, o mais importante, a minha determinação.
Em nenhum momento eu me deixei vencer, por mais difícil que fossem coisas muito simples. Insisti até conseguir fazer as coisas do jeito que anteriormente eu fazia. Sempre desafiando limites, mas nunca sendo irresponsável sem reconhecer obstáculos que iria ultrapassar. Poderia não ser no dia que eu queria, mas iria conseguir! SEMPRE! E assim eu fui ao longo desse ano.
Muitas horas de exercícios de fono e de fisio presenciais e não-presenciais. Contabilizando, mais de 500 horas.
Isso sei que foi fundamental para a velocidade da minha recuperação. Me sinto, ao final desse período, uma grande vitoriosa. Consegui! Venci!
Acho que é importante frisar aqui que quem passou por um AVC não deve carregar esse status sempre. Sim, devemos lembrar de todos os ensinamentos que vivemos esse período, mas deixar de lado a "vitimização".
Já percebi que para o resto da minha recuperação, tenho que adotar uma postura de que tudo se encontra como antes. Não viverei em função do que me aconteceu num determinado dia de minha vida. Como dizem, "se a vida me deu limões, farei limonada". E assim sigo.
Acho que já deveríamos ter essa frase como um mantra desde o nascimento!
Vou postar no blog quando tiver informações relevantes para passar a vocês. Não me esquecerei de contar como foi o meu retorno ao DETRAN, que deve acontecer dentro de um mês. Quais as dificuldades ou não para conseguir minha carteira novamente, e assim voltar a dirigir.
Acho que esperei de certa forma ansiosa para essa data, mas estou no meio de tantas outras coisas que acabei por não me preparar para um post melhor!
Apesar da ausência, fica aqui registrado que esse dia não passou em branco!
22 de jun. de 2012
Papel Social
Não tenho me manifestado aqui há algum tempo. Preciso atualizar o que me acontece.
Nada preocupante. Apenas uma gripe bem típica do Planalto Central nessa época do ano me pegou. Resisti por um bom tempo, mas não consegui escapar.
Conclusão: sem fisioterapia.
Além disso, posso dizer que estou sem maiores novidades. Além de já estar quase nos meus 100%, o pouquíssimo que me falta tem o seu próprio ritmo. Já percebi que esses 4% que falta tem vida independente da minha vontade.
Não, não estou lavando minhas mãos para isso. Acho que temos que ter a sabedoria (e isso - sabedoria - não é nada fácil) de conseguir entender que tudo tem o seu limite.
Continuo fazendo minhas atividades fisioterápicas diariamente, 24hs, 7 dias por semana. Passei encarar minhas atividades rotineiras como fisioterapia. Como me propus desde o início da minha reabilitação a fazer tudo que eu fazia anteriormente do mesmo modo (não "do mesmo modo", mas com uma percepção diferente), tudo é encarado com desafio.
Pegar um copo no armário, abrir uma tampa de garrafa, passar um SMS, tudo com a mão direita (se deixar, e sem reparar, a esquerda quer dominar), todas as atividades passam a ser um desafio, pois no fundo quero conseguir fazer tudo.
Você pode estar pensando que estou obcecada. Não é isso não. É um desafio como qualquer outro: correr uma maratora, escalar o Everest, etc. Temos que ter objetivos que nos impulsione para alguma coisa.
Objetivo é a palavra de ordem para se alcançar qualquer coisa. Temos que assumir posturas, pensamentos, atitudes, entre outras coisas, que nos leve aos nossos objetivos.
Uma vez alcançados, nos realizamos!
Procure fontes que te alimentem para esse processo: amigos com palavras OTIMISTAS, ambientes com boas energias, leituras que te nutrem, religião que faça bem (a de sua escolha) e FÉ no seu objetivo.
Ninguém tira da minha cabeça que a FÉ que tinha, ou melhor, que tenho dentro de mim é que me move sempre para uma recuperação 100%.
Exemplos positivos na internet são poucos. Muita gente gosta de só escrever desgraças de seus tratamentos.
Eu quero aqui deixar pelo menos uma mensagem positiva para quem chega a ler alguma linha minha. O otimismo é fundamental, como falei ontem com a minha amiga "A" (aquele anjo que me ajudou quando passei mal): é um papel SOCIAL que temos que prestar a sociedade. Que sim é possível passar por muita coisa e se recuperar.
Hoje sou exemplo para muitos. Me orgulho disso, mas sem se sentir melhor que ninguém, mas mostrando aos outros que é possível passar por adversidades com otimismo!
Bora que atrás vem gente!
Nada preocupante. Apenas uma gripe bem típica do Planalto Central nessa época do ano me pegou. Resisti por um bom tempo, mas não consegui escapar.
Conclusão: sem fisioterapia.
Além disso, posso dizer que estou sem maiores novidades. Além de já estar quase nos meus 100%, o pouquíssimo que me falta tem o seu próprio ritmo. Já percebi que esses 4% que falta tem vida independente da minha vontade.
Não, não estou lavando minhas mãos para isso. Acho que temos que ter a sabedoria (e isso - sabedoria - não é nada fácil) de conseguir entender que tudo tem o seu limite.
Continuo fazendo minhas atividades fisioterápicas diariamente, 24hs, 7 dias por semana. Passei encarar minhas atividades rotineiras como fisioterapia. Como me propus desde o início da minha reabilitação a fazer tudo que eu fazia anteriormente do mesmo modo (não "do mesmo modo", mas com uma percepção diferente), tudo é encarado com desafio.
Pegar um copo no armário, abrir uma tampa de garrafa, passar um SMS, tudo com a mão direita (se deixar, e sem reparar, a esquerda quer dominar), todas as atividades passam a ser um desafio, pois no fundo quero conseguir fazer tudo.
Você pode estar pensando que estou obcecada. Não é isso não. É um desafio como qualquer outro: correr uma maratora, escalar o Everest, etc. Temos que ter objetivos que nos impulsione para alguma coisa.
Objetivo é a palavra de ordem para se alcançar qualquer coisa. Temos que assumir posturas, pensamentos, atitudes, entre outras coisas, que nos leve aos nossos objetivos.
Uma vez alcançados, nos realizamos!
Procure fontes que te alimentem para esse processo: amigos com palavras OTIMISTAS, ambientes com boas energias, leituras que te nutrem, religião que faça bem (a de sua escolha) e FÉ no seu objetivo.
Ninguém tira da minha cabeça que a FÉ que tinha, ou melhor, que tenho dentro de mim é que me move sempre para uma recuperação 100%.
Exemplos positivos na internet são poucos. Muita gente gosta de só escrever desgraças de seus tratamentos.
Eu quero aqui deixar pelo menos uma mensagem positiva para quem chega a ler alguma linha minha. O otimismo é fundamental, como falei ontem com a minha amiga "A" (aquele anjo que me ajudou quando passei mal): é um papel SOCIAL que temos que prestar a sociedade. Que sim é possível passar por muita coisa e se recuperar.
Hoje sou exemplo para muitos. Me orgulho disso, mas sem se sentir melhor que ninguém, mas mostrando aos outros que é possível passar por adversidades com otimismo!
Bora que atrás vem gente!
7 de jun. de 2012
Desafios. Sempre!
Como anteriormente já comentei, saí incólume desse ciclo. Agora darei um tempo nas quimios, e iniciarei uma bateria de radioterapia. Depois, mais quimio!
Nesse período, não tive sessão de fisio, mas ontem retornou.
E para minha surpresa, estou indo bem. Modificamos a série ECCC. Para quem não sabe do que se trata, vale a pena dar uma olhadinha no post antigo. Lá eu explico tudo direitinho!
Contagem, Cognição, Coordenação, tudo controlado. O equilíbrio nesse exercício que ela faz não é utilizado. Ele foi substituído por um novo elemento: memória. Nova sigla: MCCC.
Inicialmente ela usou comigo 5 exercícios diferentes. Demorei sim para conseguir fazê-los, mas de um tempo para cá comecei a fazer sem muita dificuldade.
Ontem, além dos 5, ela adicionou mais 5. E para minha surpresa eu consegui evoluir muito mais rápido que nos primeiros 5. 10 no total!!!!
Pode parecer meio sem sentido, mas para quem está (sim, ainda estou) meio lenta na cabeça, isso foi muito bom. Tudo parece voltar naturalmente.
Mas também não deixo minha cabeça muito quieta não. Comprei recentemente um almanaque de Sudoku, e comecei a fazer.
É um daqueles almanaques cheios de sudokus, desde o mais fácil até o mais difícil. Estou ainda na fase do fácil, mas desde quando comecei a fazer melhorei MUITO.
No início começava, mas não conseguia terminhar. Uns 2 eu tive que desistir. Deixei passar uma semana. Comecei a fzer de novo, sendo que dessa vez eu concluia tudo. E hoje já reparei que estou fazendo bem mais rápido.
Não insisti no início, pois achei que podia ficar frustrada por não conseguir fazer. Isso é a melhor coisa que podemos fazer a gente, Nós temos que saber nossos limites e, paralelo a isso, ter a disciplina para voltar a ser desafiado. Até achar o momento certo. Não podemos desistir!
E assim estou indo. Me disciplinei a fazer pelo menos 3 sudokus por dia. Daqui a pouco passarei para o nível médio!
A cabeça vai retomando. O corpo também. Daqui a pouco já estarei nos meus 100%.
Nesse período, não tive sessão de fisio, mas ontem retornou.
E para minha surpresa, estou indo bem. Modificamos a série ECCC. Para quem não sabe do que se trata, vale a pena dar uma olhadinha no post antigo. Lá eu explico tudo direitinho!
Contagem, Cognição, Coordenação, tudo controlado. O equilíbrio nesse exercício que ela faz não é utilizado. Ele foi substituído por um novo elemento: memória. Nova sigla: MCCC.
Inicialmente ela usou comigo 5 exercícios diferentes. Demorei sim para conseguir fazê-los, mas de um tempo para cá comecei a fazer sem muita dificuldade.
Ontem, além dos 5, ela adicionou mais 5. E para minha surpresa eu consegui evoluir muito mais rápido que nos primeiros 5. 10 no total!!!!
Pode parecer meio sem sentido, mas para quem está (sim, ainda estou) meio lenta na cabeça, isso foi muito bom. Tudo parece voltar naturalmente.
Mas também não deixo minha cabeça muito quieta não. Comprei recentemente um almanaque de Sudoku, e comecei a fazer.É um daqueles almanaques cheios de sudokus, desde o mais fácil até o mais difícil. Estou ainda na fase do fácil, mas desde quando comecei a fazer melhorei MUITO.
No início começava, mas não conseguia terminhar. Uns 2 eu tive que desistir. Deixei passar uma semana. Comecei a fzer de novo, sendo que dessa vez eu concluia tudo. E hoje já reparei que estou fazendo bem mais rápido.
Não insisti no início, pois achei que podia ficar frustrada por não conseguir fazer. Isso é a melhor coisa que podemos fazer a gente, Nós temos que saber nossos limites e, paralelo a isso, ter a disciplina para voltar a ser desafiado. Até achar o momento certo. Não podemos desistir!
E assim estou indo. Me disciplinei a fazer pelo menos 3 sudokus por dia. Daqui a pouco passarei para o nível médio!
A cabeça vai retomando. O corpo também. Daqui a pouco já estarei nos meus 100%.
1 de jun. de 2012
Salto alto!!!!
Ontem saí pela primeira vez com salto alto!!!!!
Depois de 10 meses com (literalmente) o pé no chão, arrisquei uma subida nas alturas!!!! Consegui! Orgulho dessa menina!
Para quem aprecia um salto, isso também é uma vitória. Não usava salto até então pelo excesso de falta de equilíbrio que era presente, mas está indo embora!!!!
Como fui num programinha super seguro, aqui perto de casa, onde ia ficar muito tempo sentada e que o chão era regular, arrisquei. E me dei bem! Tudo certo!
Tudo bem que ainda não é 100%, mas nas alturas já fico a uns 85%. Antes os 85 eram "pé na chão" mesmo, então por que não tentar? Daqui a pouco chegarei aos 100!
Ainda preciso prestar atenção na pisada, no equilíbrio e coisa e tal. Mas isso qualquer uma já passou por isso.
Considero que estou aprendendo a andar de salto agora. Como tudo na vida, isso também requer prática. Então lá vou eu treinar.
Me lembro que quando comecei minha fisioterapia tinha pedido isso a ela! Sei que isso foi fruto de muita sessão de fisio, e de determinação pessoal, que ficaria novamente nos 100%.
Para muitos essa vaidade pode parecer uma mera besteira, mas para mim tem um significado muito além!
"Ver" o mundo de cima, não tem preço!
Depois de 10 meses com (literalmente) o pé no chão, arrisquei uma subida nas alturas!!!! Consegui! Orgulho dessa menina!
Para quem aprecia um salto, isso também é uma vitória. Não usava salto até então pelo excesso de falta de equilíbrio que era presente, mas está indo embora!!!!
Como fui num programinha super seguro, aqui perto de casa, onde ia ficar muito tempo sentada e que o chão era regular, arrisquei. E me dei bem! Tudo certo!
Tudo bem que ainda não é 100%, mas nas alturas já fico a uns 85%. Antes os 85 eram "pé na chão" mesmo, então por que não tentar? Daqui a pouco chegarei aos 100!
Ainda preciso prestar atenção na pisada, no equilíbrio e coisa e tal. Mas isso qualquer uma já passou por isso.
Considero que estou aprendendo a andar de salto agora. Como tudo na vida, isso também requer prática. Então lá vou eu treinar.
Me lembro que quando comecei minha fisioterapia tinha pedido isso a ela! Sei que isso foi fruto de muita sessão de fisio, e de determinação pessoal, que ficaria novamente nos 100%.
Para muitos essa vaidade pode parecer uma mera besteira, mas para mim tem um significado muito além!
"Ver" o mundo de cima, não tem preço!
30 de mai. de 2012
Preconceito - xoooooo!!!!!!
Essa semana conversei com uma amiga que não conversava havia um tempo.
E ela me botou pra pensar numa coisa que nunca pensei muito: o preconceito com a doença (com as doenças em geral).
Eu tô ferrada e meio se parar pra pensar em preconceito. Como tenho coisa melhor a fazer, saio dessa vibração rapidinho, mas não tenho como reconhecer que o tal preconceito existe. Perda de tempo, energia, saúde. Enfim, tudo o que nos faz curar internamente
Infelizmente o preconceito se apodera de algumas pessoas. Cabe a nós embarreirar, mandar de volta, ou simplesmente ignorar (eu acho o mais prudente!).
Eu como paciente de Ca de colo de útero me vejo sempre explicando às pessoas que o meu Ca não foi causado pelo dito HPV (o tal preconceito com o HPV). Que perda de tempo, não é mesmo? Tenho que cuidar de mim, e ponto final.
Infelizmente, a ignorância, a falta de informação leva a um mal estar que se abate sobre quem já tá sofrendo, como se já não bastasse a doença em si.
Outro preconceito é o espiritual/carma/religioso. Chame como bem entender.
Na hora em que levantam a "pedra", é fácilimo atirar. Como sempre, a ignorância torna as coisas tão fáceis, menos complicadas.
Se fulaninho tá passando por isso, ah, "- Ele deve ter aprontado alguma em outro momento". Santíssima ignorância de novo!

Como indiquei no início do meu blog, o livro "Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas" mostra que essa regra não existe, e se pararmos para pensar direito, não existe MESMO.
Caos, aleatoriedade existem no mundo. E muitas dessas mazelas se deve a essa falta de ordem. Apenas isso. Não precisamos buscar razões-mil para tudo. Acontece. Infelizmente.
Se no MEU caso eu ficasse ligando, o mínimo que fosse, pro preconceito das pessoas, eu TAVA ferrada. Cancêr, AVC, AVC de novo, recidiva do Ca, ufaaaaaaaaa. Chega, né?
Infelizmente, eu me deparo com casos muito piores que o meu. E isso me coloca no lugar: como é simples (ainda que seja complicado!) tudo que eu estou passando. Espero que os outros arranquem forças antes inimagináveis dentro deles para seguir bem o seu caminho.
Despida de preconceitos, vejo como as pessoas encaram seus problemas. Não devemos colocar um fardo a mais nas costas de quem já tem problemas demais. Se você está bem, ÓTIMO. Ótimo mesmo! Não sobrecarregue quem já está sobrecarregado com o que é importante, e não viaje na maionese tentando criar teorias descabidas.
Deixe o preconceito de lado e dê força a quem precisa!
Pensando nisso, foi criado um projeto simples, mas de força enorme: o DOE PALAVRAS.
Venho pensando nesse assunto há alguns dias. Meio que num desabafo, soltei!
E ela me botou pra pensar numa coisa que nunca pensei muito: o preconceito com a doença (com as doenças em geral).
Eu tô ferrada e meio se parar pra pensar em preconceito. Como tenho coisa melhor a fazer, saio dessa vibração rapidinho, mas não tenho como reconhecer que o tal preconceito existe. Perda de tempo, energia, saúde. Enfim, tudo o que nos faz curar internamente
Infelizmente o preconceito se apodera de algumas pessoas. Cabe a nós embarreirar, mandar de volta, ou simplesmente ignorar (eu acho o mais prudente!).
Eu como paciente de Ca de colo de útero me vejo sempre explicando às pessoas que o meu Ca não foi causado pelo dito HPV (o tal preconceito com o HPV). Que perda de tempo, não é mesmo? Tenho que cuidar de mim, e ponto final.
Infelizmente, a ignorância, a falta de informação leva a um mal estar que se abate sobre quem já tá sofrendo, como se já não bastasse a doença em si.
Outro preconceito é o espiritual/carma/religioso. Chame como bem entender.
Na hora em que levantam a "pedra", é fácilimo atirar. Como sempre, a ignorância torna as coisas tão fáceis, menos complicadas.
Se fulaninho tá passando por isso, ah, "- Ele deve ter aprontado alguma em outro momento". Santíssima ignorância de novo!

Como indiquei no início do meu blog, o livro "Quando coisas ruins acontecem às pessoas boas" mostra que essa regra não existe, e se pararmos para pensar direito, não existe MESMO.
Caos, aleatoriedade existem no mundo. E muitas dessas mazelas se deve a essa falta de ordem. Apenas isso. Não precisamos buscar razões-mil para tudo. Acontece. Infelizmente.
Se no MEU caso eu ficasse ligando, o mínimo que fosse, pro preconceito das pessoas, eu TAVA ferrada. Cancêr, AVC, AVC de novo, recidiva do Ca, ufaaaaaaaaa. Chega, né?
Infelizmente, eu me deparo com casos muito piores que o meu. E isso me coloca no lugar: como é simples (ainda que seja complicado!) tudo que eu estou passando. Espero que os outros arranquem forças antes inimagináveis dentro deles para seguir bem o seu caminho.
Despida de preconceitos, vejo como as pessoas encaram seus problemas. Não devemos colocar um fardo a mais nas costas de quem já tem problemas demais. Se você está bem, ÓTIMO. Ótimo mesmo! Não sobrecarregue quem já está sobrecarregado com o que é importante, e não viaje na maionese tentando criar teorias descabidas.
Deixe o preconceito de lado e dê força a quem precisa!
Pensando nisso, foi criado um projeto simples, mas de força enorme: o DOE PALAVRAS.
Venho pensando nesse assunto há alguns dias. Meio que num desabafo, soltei!
29 de mai. de 2012
Lá se vai menos uma!
Semana passada, na quarta pra ser precisa, fiz menos uma sessão!
Metade, nem acredito! Agora vou encarar umas sessões de radio e depois voltar pra terminar as quimios! :)
Nenhum mal-estar, tirando aqueles mais óbvios: vista meio turva, ressaquinha me pegando, pernas agitadas. 24horas somente! (Não dá nem pra reclamar, não é mesmo?)
Tudo diferente da vez passada, onde suportei umas dores um tanto chatas.
Alívio em saber que, além de já ter encarado a metade, já passei da metade!
Como não vou deixar de desafiar o que deve ser desafiado, ficam aqui umas dicas super-interessantes para botar nossa massa cinzenta pra trabalhar!!! [Clique aqui!]
Metade, nem acredito! Agora vou encarar umas sessões de radio e depois voltar pra terminar as quimios! :)
Nenhum mal-estar, tirando aqueles mais óbvios: vista meio turva, ressaquinha me pegando, pernas agitadas. 24horas somente! (Não dá nem pra reclamar, não é mesmo?)
Tudo diferente da vez passada, onde suportei umas dores um tanto chatas.
Alívio em saber que, além de já ter encarado a metade, já passei da metade!
Como não vou deixar de desafiar o que deve ser desafiado, ficam aqui umas dicas super-interessantes para botar nossa massa cinzenta pra trabalhar!!! [Clique aqui!]
Assinar:
Postagens (Atom)




