Depois de vinte mil exames, voltei após 6 meses à minha consulta de retorno ao Sarah.
Fiz exames nunca d'antes imaginados: tomografia, ressonância (até ai tudo bem, tudo normal), teste de bolha (o que é isso?????). Teste de bolha, como o própio nome diz, é uma injeção periférica de solução produtora de microbolhas, para serem visualizadas ao eco bidimensional (por exemplo, solução
salina agitada). Deus me livre!!!
Não que doa, mas é assustador só o pensamento de injetarem ar dentro de você. Realmente scary!
Foi nesse exame que identificaram o meu defeito de fábrica (não necessariamente o causador dos AVCs), o tal palavrão FOP (Forame Oval Patente). Aquele "buraco" no meio do coração.
Pode não ser ele o causador, mas pode ser. Controvérsias acadêmicas. Ou seja, não consegui chegar a conclusão nenhuma (nem eu, nem os médicos). Maravilha, não??? (Pra não falar o contrário!)
Recomendação: procurar um cardiologista para me acompanhar. Como se já não bastasse o hospital inteiro me atendendo, terei que ter mais um na minha lista!
Na verdade já estava esperando por esse diagnóstico (ou melhor, pela falta dele!). Lá veio outro palavrão: dissecção arterial.
Palavrão 3 - Recomendações: evitar exercícios que promovam a tal de Manobra de Valsava (vou ser orientada pela minha fisio do que se trata isso de maneira prática).
Realmente não podemos ter a expectativa de que os médicos terão respostas para tudo! Afinal de contas, medicina não é ciência exata, longe disso. Médico não é engenheiro!!!
Ciência trazendo mais dúvidas do que respostas... me soa bem familiar. Estamos contigo, em pensamentos e boas energias. bj
ResponderExcluirValeu, Fábio! Aos poucos a gente vai abrindo as cortinas para nossas dúvidas!
ExcluirBjão