22 de fev de 2012

Mão Direita - AVC

Esse tema ainda se faz presente na minha recuperação.

Depois de 7 meses, ainda estou com a mão inchada.  Mas bem menos do que há 3 meses.  Posso dizer que já deve ter chegado a uns 80% do que é o natural dela.

Dedos com mais destreza.  Isso sem sombra de dúvida.  Continuo exercitando o movimento espelho (aquele que propositalmente eu repito o que a minha mão esquerda está fazendo enquanto eu falo, uma hora vai ser automático!)

Tenho, quase que diariamente, brincado com jogos que exigem o movimento dos meus dedos.  Fico muito no meu iPad descobrindo jogos que de alguma forma me ajudarão com os movimentos.  Posso dizer que melhorei muito.

Minha tendência natural era realizar os movimentos somente com a mão esquerda.  Mas nada como uma forçadinha básica com a mão comprometida, para começar a melhorar.

Me lembro da minha T.O. dizendo que eu não podia deixar de mexer com a mão esquerda.  Acho que naquele momento eu estava querendo "imobilizar" ao máximo minha mão sem comprometimento, como uma forma de recuperar o mais rápido possível a minha mão comprometida.

Besteira minha.  A gente usa indistintamente as duas mãos no dia-a-dia, só que sem reparar, sem racionalizar.

Não usamos apenas a mão dominante na execução de tarefas.  Usamos as duas!!!

Arranjei uma joguinho que me "força" a usar as duas mãos (Temple Run, para quem quiser saber qual).  Acho que até sem querer ele melhorou minha percepção também.

No início eu jogava apenas por jogar.  Depois eu fui percebendo que ele te dá os objetivos a serem alcançados.  Minha atenção melhorou com ele.  Bônus para mim!

Realmente a mão vai desinchando.  Meus dedos lentamente voltam a ser o que "eram".  Até a super-curvatura que tenho nos dedos já consigo perceber (os dedos até então eram retos!).

Sim, aos poucos vou reparando na mão voltando ao que era antes.  Como tudo que tenha reparado, as evoluções atualmente têm sido sutis, mas não deixam de ter o gostinho de evolução.  Vamo que vamo!!!

2 comentários:

  1. Mais uma vez me identifico com você! Tive exatamente o mesmo problema não só a mão inchada como uns calombos no braço e um edema na perna que infelizmente depois de um ano persiste. Como o meu lado afetado não foi o dominante, tive problemas para me acostumar a usar a mão esquerda em tarefas que normalmente não usaria pois o lado direito já assumia a maioria das tarefas mesmo. Hj, depois de um ano a mão desinchou após acunpuntura e drenagem linfática e usar muito a mão. Faço os exercícios da fisioterapia e me mexo muito! Corpo parado é dor na certa. Deus te abençoe, Julia.

    ResponderExcluir