22 de fev. de 2012

Mão Direita - AVC

Esse tema ainda se faz presente na minha recuperação.

Depois de 7 meses, ainda estou com a mão inchada.  Mas bem menos do que há 3 meses.  Posso dizer que já deve ter chegado a uns 80% do que é o natural dela.

Dedos com mais destreza.  Isso sem sombra de dúvida.  Continuo exercitando o movimento espelho (aquele que propositalmente eu repito o que a minha mão esquerda está fazendo enquanto eu falo, uma hora vai ser automático!)

Tenho, quase que diariamente, brincado com jogos que exigem o movimento dos meus dedos.  Fico muito no meu iPad descobrindo jogos que de alguma forma me ajudarão com os movimentos.  Posso dizer que melhorei muito.

Minha tendência natural era realizar os movimentos somente com a mão esquerda.  Mas nada como uma forçadinha básica com a mão comprometida, para começar a melhorar.

Me lembro da minha T.O. dizendo que eu não podia deixar de mexer com a mão esquerda.  Acho que naquele momento eu estava querendo "imobilizar" ao máximo minha mão sem comprometimento, como uma forma de recuperar o mais rápido possível a minha mão comprometida.

Besteira minha.  A gente usa indistintamente as duas mãos no dia-a-dia, só que sem reparar, sem racionalizar.

Não usamos apenas a mão dominante na execução de tarefas.  Usamos as duas!!!

Arranjei uma joguinho que me "força" a usar as duas mãos (Temple Run, para quem quiser saber qual).  Acho que até sem querer ele melhorou minha percepção também.

No início eu jogava apenas por jogar.  Depois eu fui percebendo que ele te dá os objetivos a serem alcançados.  Minha atenção melhorou com ele.  Bônus para mim!

Realmente a mão vai desinchando.  Meus dedos lentamente voltam a ser o que "eram".  Até a super-curvatura que tenho nos dedos já consigo perceber (os dedos até então eram retos!).

Sim, aos poucos vou reparando na mão voltando ao que era antes.  Como tudo que tenha reparado, as evoluções atualmente têm sido sutis, mas não deixam de ter o gostinho de evolução.  Vamo que vamo!!!

13 comentários:

  1. Mais uma vez me identifico com você! Tive exatamente o mesmo problema não só a mão inchada como uns calombos no braço e um edema na perna que infelizmente depois de um ano persiste. Como o meu lado afetado não foi o dominante, tive problemas para me acostumar a usar a mão esquerda em tarefas que normalmente não usaria pois o lado direito já assumia a maioria das tarefas mesmo. Hj, depois de um ano a mão desinchou após acunpuntura e drenagem linfática e usar muito a mão. Faço os exercícios da fisioterapia e me mexo muito! Corpo parado é dor na certa. Deus te abençoe, Julia.

    ResponderExcluir
  2. oi, sua paralisia foi do lado direito ne?Me preocupo se vou escrever de novo,tenho um ano de lesao e sou advogada, ou seja escrevia muito, vc escreve normalmente hoje? Hilca

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, foi do lado direito. Não me entreguei, e não quis virar canhota nessa altura da vida.
      Hoje a minha escrita é normal, mas não como antes. Não tenho a velocidade de antes, e em alguns momentos parece que perco um pouco do controle na escrita. Mas é praticamente normal, só tem q ter um pouco de paciência.

      Excluir
  3. Oi tive um AVC esquemico minha mão esquerda travou hoje eu faço o que posso para voltar o movimento e quando vou fazer movimento dói muito e ela incha mais percebo que ela desinchou pokinho o que posso fazer pra tá melhorando? Observação :não tenho condições de pagar fisioterapia os hospitais públicos são uma tristeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue insistindo nos movimentos com a mão, conforme for utilizando ela vai desinchando aos poucos... Isso é um processo lento, mas não desista. A minha estava à época muito inchada e aos poucos voltou ao normal!
      Boa sorte!

      Excluir
  4. Estou passando por um momento muito difícil com a minha mãe ,ela teve um AVC Isquêmico cerebral posterior lado direito,Isquemia mesencéfalo e giro lingual. Faz uma semana que ela esta internada. Estava desamparada e sem confiança alguma ,mas depois de ler algumas coisas no seu blog me deixou muito mas muito confiante em tudo. Sei que não será fácil mas essa recuperação dela será possível .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cila, boa sorte com sua mãe! Sei o quanto esse momento é difícil, mas recuperar é possível.
      Fico feliz em poder ajudar, mesmo à distância. Qualquer dúvida, me mande um e-mail para a.baltar@yahoo.com

      Excluir
  5. Olá, tudo bem, meu pai sofreu um AVC a 2 meses, perdeu a fala e os sentido do lado direito, e ultimamente está sofrendo muito com sua mão, ele sente muita dor e está bem inchada, faço bastante massagem ,ele tbm faz acompanhamento com fisioterapeuta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Só agora vi o seu comentário. :(
      Espero que a mão de seu pai esteja melhor.
      Força na luta!

      Excluir
  6. Tive um avc hemorrágico a uns 5 meses e agora minha mão tá inchado e muito dolorida acho que fui com muita sede ao pote

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vá no ritmo adequado para a sua recuperação. Converse com o seu fisioterapeuta.

      Excluir
  7. tive avc fiquei com sequelas na mao e braço nao consequi fisioterapia. e ja faz dez anos sera que tem melhora ainda

    ResponderExcluir