11 de nov. de 2011

Recuperação - fono - AVC

Minha amiga "C", desde o hospital, teve um papel fundamental na minha fala!
No primeiro momento eu não pensava que fosse possível uma pessoa de esquecer de engolir.  Mas isso não é só possível, como aconteceu comigo. Já no hospital, fono de lá, "M", me ajudou nesse processo.  Até então, eu me alimentava via sonda.
No dia que ela me ensinou a engolir, eu quase não dormi na UTI com medo de esquecer novamente!  Eu tinha que aprender a engolir para tirarem o meu guedel.  Para quem não sabe o que é, é uma coisa horrível que enfiam na sua garganta para vc não engasgar com sua saliva, sua língua.
Além de ser incômodo, dói para caceta!  (me desculpe a linguagem).
Eu passei a noite toda engolindo para não esquecer, e para tirar aquele troço incômodo da minha garganta.  Esse foi o meu primeiro objetivo na minha luta!


No dia seguinte, objetivo alcançado, vamos para o próximo!  Eu tinha que aprender a engolir, para me alimentar!  Comida pastosa foi parte do meu cardápio por uns dias... muitos dias.
Meu segundo objetivo foi me alimentar bem, para a retirada da minha sonda nasogástrica.  Aquiilo me incomodava demais!  Eu tinha que me alimentar bem para me livrar daquilo.
Tomava TUDO que me deram: sopa, mingau, suco grosso, etc.  Acho que depois de uns 10 dias eu me livrei dela!
Objetivo 2 alcançado!
Depois disso eu tenho 2 grandes lembranças:  eu disse que pra mim mesma que nunca mais ia ficar de dieta pastosa, e que eu queria comer um sanduíche de Mac Donald's que passava na TV em todo possível intervalo (não comi o sanduíche até hoje, e nem vou comer!).
Até então eu não falava, só me expressava por sinais.  Até que minha amiga "C" me deu uma bronca para que eu tentasse falar!  Que eu parasse de ser um juiz de futebol (hahaha) e que tentasse falar!  Saiu um OI da minha garganta muito desajeitado!
Objetivo 3 alcançado!

7 comentários:

  1. Dri, que legal! To adorando o seu relato. Sempre quis que vc fizesse isso. Continue assim, sou a sua primeira seguidora e vou te acompanhar sempre por aqui. Depois vc vai escrever um livro. Objetivo 43 :)

    ResponderExcluir
  2. Caramba amiga... vc realmente me surpreende muito!!! To muito orgulhosa de vc e emocionada lendo todos os detalhes dos seus relatos! Demais!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Agora que vi que vc criou um blog e tô adorando lê-lo, além de me emocionando bastante!!!
    Te amo,amiga!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde! Minha mãe teve AVC e esta nas mesmas condições que Vc ficou. Estou procurando uma fono de confiança para fazer esse trabalho de recuperação. Vc poderia passar o contato da sua fono?

    ResponderExcluir
  5. Meu marido teve um avc ha pouco tempo gostaria de me comunicar com vc.

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliane. Me mande um email para a.baltar@yahoo.com

    ResponderExcluir