15 de jan. de 2012

Derrame - AVC - AVE

Ultimamente tenho escutado uma confusão que tem se feito muito presente.  Derrame é a mesma coisa que AVC, só que é uma denominação mais antiga...  Mas no fundo, tudo é a mesma coisa...

Acho que antigamente nossos pais usavam a "palavra" derrame com mais frequência que hoje.

Os profissionais da área usam um termo mais correto ainda: AVE (acidente vascular encefálico), e não AVC.  Isso porque o AVE(acidente vascular encefálico) é um termo mais geral. AVC(acidente vascular cerebral) significa que a lesão encontra-se no cérebro.

Para perceber isso, é preciso perceber primeiro que o encéfalo é composto por:
- Cérebro e os seus dois hemisférios
- O diencéfalo (tálamo, hipotálamo)
- O tronco cerebral (mesencéfalo, ponte e bulbo raquidiano)
- O cerebelo



Todas essas áreas podem sofrer acidente vascular, não só o cérebro. Daí que o mais correto seria AVE e não AVC, a não ser que haja certeza que a lesão esta localizada no cérebro. Ai pode se dizer AVC.

Trata-se de uma pequena confusão que tem deixado algumas pessoas meio perdidas.  Naturalmente, pois só quando a gente passa por algo parecido, ou algum familiar, é que a gente passa a se familiarizar mais com os termos.

Antes disso tudo acontecer comigo, eu não fazia a mínima idéia do que se tratava.  Sabia que era uma coisa "ruim".  Mas daí saber o que realmente era demorou um pouco.

Esse tá sendo um post bem didático, com cara de aula, mas sei que depois dessas explicações tudo se tornará mais claro. Espero que com essas informações bem didáticas a informação fique na cabeça de vocês!


Nenhum comentário:

Postar um comentário