28 de dez. de 2011

Wii-Reabilitação - AVC

Estava meio sem assunto, quando uma leitora do blog me sugeriu esse tema.  Muito obrigada, "A"!
Não sei se é de conhcimento de todos, mas muitas clínicas de fisioterapia trabalham com vídeo-games (de repente me senti meio "passada" ao usar esse termo) para estimular com criatividade seus clientes.
O uso do Wii e do X-Box está crescendo na reabilitação.  Neles, os clientes exercem o equilíbrio, simulam os movimentos dos braços, e sem perceber exercitam de uma maneira divertida seus membros.
Muitas clínicas especializadas em neuro-reabilitação usam os jogos como uma divertida forma de melhorar além do equilíbrio, a coordenação motora e suas habilidades motoras e visuais.  Adicionalmente a isso, o jogo serve para estimular o cérebro de pessoas com comprometimento neurológico, melhorando seus aspectos cognitivos ao resolverem problemas, seguir instruções e interagirem socialmente.


Eu mesma já me enveredei por esses terrenos.  Com um jogo divertido, simulando movimentos que usamos ao cozinhar, comecei a me divertir. 
Recebi o jogo e a placa de equilíbrio de presente do meu sobrinho e de sua família. Não poderia ser mais grata ao "P", que dentre outros aspectos tem me ajudado muito com esse blog!
Ainda não tive a oportunidade de usar a placa de equilíbrio, estou aguardando uns jogos de uma compra pela internet!
Mas o treino do boliche, do tênis, etc., tem se mostrado muito divertido.
No meu tempo livre (que não é pouco, acreditem), tenho treinado com o meu braço comprometido (melhorando a cada dia mais).  Estou começando a marcar na minha "agenda" a hora de jogar, como uma forma mesmo de treino.  Tenho que me condicionar, uma vez que não era uma aficcionada em jogos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário